Dentre os Quilombos, que foram surgindo ao longo do período escravocrata, um dos mais importantes e mais imponentes do país, foi o de ZUMBI DE PALMARES, localizada na Serra da Barriga, região pertencente ao Município de União dos Palmares, zona da mata do estado de Alagoas - Brasil.
A Serra da Barriga Foi tombada pelo patrimônio histórico e passou a ser cuidada pela Instituição IZP, Instituto Zumbi dos Palmares, temos no topo da serra uma parque temático, que na realidade, só se realiza algo, quase as véspera do dia 20 de novembro, dia Consciência Negra. Este Parque poderia ser utilizado como uma fonte de exploração de renda para cidade, com esta atividade alavancar o turismo, dando mais empregos, principalmente aos remanescestes dos quilombolas. Foi criado o primeiro Parque Temático da América do Sul. Uma réplica do que seria o Quilombo dos Palmares no século XVIII. O acesso é rasoavelmente fácil, dá para subir de carro, de preferência com tração nas quatro rodas, ou até de carro de passeio ou ônibus. O acesso da subida da ladeira, que liga a Serra da Barriga, é todo asfaltado e vigiado, tornando-se desta forma seguro para visitação ao parque. Sem muita exploração por parte da própria população local, e do próprio restante do Estado de Alagoas, o que é uma grande perda de conhecimento da nossa própria história, contamos com guias treinados para fazer este percurso, é só procurar na cidade a Secretaria de Cultura. Mas o Grande barato é juntar uma turma, sair da Cidade de União dos Palmares a pé,levando um guia e subir sem o compromisso nem hora para voltar, a vista panorâmica o Vale do Mundaú e deslubrantemente bela, valeria a pena só por esta bela vista. Sem deixar de esquecer uma camara fotográfica ou filmadora.
É aconselhável sair logo cedinho, levar água e lanche, como frutas ou alimentos mais leves.
Na verdade iremos encontrar um parque, muito bem cuidado, mas não tem restaurante, o maior movimento é dia 20 de Novembro, uma grande quantidade de pessoas vindas de toda a parte do Brasil e do mundo vem reverênciar o dia da Consciência Negra, a noite na cidade tem shows com artistas locais e de outras partes do país, a cidade fica em festa. No alto da Serra os vendedores ambulantes aproveitam para venderem uma grande variedade de produtos alimentícios, como água mineral, água de coco, cocada, tapioca, caldo de cana, pé de moleque, milho assado e cozido, banana, manga e outras frutas da época.
Será uma boa pedida para incentivar o turismo da cidade de União dos Palmares, aderindo a este passeio, uma das cidades atingidas pela catástrofe natural, das enchentes neste outono/inverno em junho e julho de 2010.
Muito bom o enfoque "jornalístico".
ResponderExcluirContinue
menino o Virgilio falou tudo, quem é o prefeito? tem secretaria de turismo? pelo texto que vc escreveu, já deu vontade de ir lá. ENTÃO TEM QUE DIVULGAR UÉ
ResponderExcluir